"Leges bonae malis ex moribus procreantur"

Bem vindos. Espero que apreciem nossas postagens que visarão estar em linha como o ideal deste projeto.
Visamos atualizar o leitor acerca das melhores práticas de auditoria / consultoria / perícia em TI, ferramentas utilizadas, dia-a-dia das atividades e outros temas relacionados como o direito digital como a segurança da informação, conscientização e capacitação, direito autoral, contratos na internet, proteção de ativos, direito do consumidor na internet, forense digital e fraudes.
Exposição de artigos.
Divulgação de palestras, congressos e seminários.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

DICAS de como se prevenir contra sites fraudulentos

Em recente levantamento da empresa CyberSource, especializada em soluções de segurança, o valor dos golpes online gira em torno de US$ 10 bilhões ao ano, sendo que o mercado brasileiro responde no total por mais de US$ 500 milhões em fraudes.
Com os prazos de pagamentos e repasses de bancos e operadoras de cartão de crédito que atualmente são muito curtos e o auxilio da internet, muitos fraudadores tem encontrado nesta combinação um incentivo à prática de atos delituosos já que auferem rapidamente os lucros provenientes dos atos ilícitos praticados e se refugiam no anonimato inicial da internet, uma vez que é necessário o trabalho da perícia forense aliado a mandados judiciais para que provedores liberem informações sobre usuários. E isso demanda tempo, o que facilita e incentiva ainda mais a ação dos criminosos.

Algumas das dicas abaixo podem auxiliar o consumidor a tentar identificar sites fraudulentos ou pelo menos evitar de efetuar a compra na dúvida:
1. Verifique antes de comprar se o site oferece dados de contato legítimos, entre eles CNPJ, telefone e e-mail corporativo (por exemplo, se a empresa chama-se XYZ, eles têm que fornecer um e-mail nome@XYZ.com.br e não xyz@yahoo, hotmail, etc). Caso a empresa não forneça o CNPJ e o domínio do site seja domínio.com.br é possível obter informações através do site http://registro.br

2. Verifique diretamente com quem prestará o serviço ou venda de produto, se a oferta é válida para aquele site em questão, pois pode se tratar de ofertas clonadas de outros sites.

3. Faça pesquisas sobre o site e procure identificar pessoas que já compraram e estão dispostas a ajudar. Lembre-se: É muito fácil criar um e-mail falso e dizer que já comprou ou usou disso para qualificar a loja.

4. Pesquise no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) o CNPJ da empresa conferindo razão social, endereço, atividade da empresa, validade do CNPJ (situação cadastral) e data de abertura (data de abertura recente não significa necessariamente que a empresa foi criada para fraudar, mas datas de aberturas próximas a datas especiais como fim de ano, por exemplo, devem chamar sua atenção).

5. Ao efetuar a compra, antes de digitar seus dados pessoais e de pagamento tenha a certeza de que a área que você está é restrita e segura. Isso é possível identificando a barra de endereços do navegador utilizado que muda de “http://” para “HTTPS://. Isso aparecendo observe no lado direito inferior da tela a imagem de um cadeado de segurança, clique sobre ele duas vezes e será aberta uma tela, onde você deve conferir o nome da empresa (que deve ser o mesmo do website) e a validade do certificado (deve ser válido). Lembrem-se, certificados de segurança não garantem que o site é seguro, mas sim que o site é autêntico.

6. Desconfie de empresas que oferecem atendimento exclusivamente por MSN e outros e que oferecem preços “milagrosos”.

7. Identifique se existem selos na página com descrições do tipo “site seguro”, “internet segura” e outros. Esses selos são muito fáceis de serem clonados. Uma forma fácil de saber se é um selo clonado é clicar sobre ele. Se nenhuma janela de validação aparecer, o selo pode ser clonado. Caso apareça a janela de validação, confirme as informações indo até o site que gerencia esse selo e verificando mais itens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário