"Leges bonae malis ex moribus procreantur"

Bem vindos. Espero que apreciem nossas postagens que visarão estar em linha como o ideal deste projeto.
Visamos atualizar o leitor acerca das melhores práticas de auditoria / consultoria / perícia em TI, ferramentas utilizadas, dia-a-dia das atividades e outros temas relacionados como o direito digital como a segurança da informação, conscientização e capacitação, direito autoral, contratos na internet, proteção de ativos, direito do consumidor na internet, forense digital e fraudes.
Exposição de artigos.
Divulgação de palestras, congressos e seminários.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Pesquisa: usuários de mobilidade têm comportamento arriscado

De acordo com levantamento da Juniper Networks, 81% dos profissionais acessam rede corporativa sem conhecimento ou permissão da empresa.

Por Redação da Computerworld em 03 de novembro de 2010 - 17h14


Estudo realizado pela empresa de equipamentos de rede Juniper Network em 16 países, com mais de 6 mil usuários corporativos de smartphones e tablets, constatou que 81% dos profissionais admitem usar os aparelhos para acessar a rede da empresa sem conhecimento ou permissão da mesma, sendo que 58% fazem isso diariamente.
Sobre o caráter do uso dos aparelhos, 44% dos entrevistados usam seus dispositivos igualmente para fins pessoais e profissionais. Somente 4% afirmaram restringir o uso dos aparelhos apenas para fins corporativos. Os demais têm dispositivos próprios, que usam para fins pessoais.
Apesar de ter um comportamento que pode causar preocupações quanto à segurança da informação, os próprios usuários também demonstram receio com relação a esse fator. 58% dos profissionais ouvidos temem perder os aparelhos, sem conseguir recuperar dados e informações nele contidos. 64% estão muito preocupados com roubo de identidade por conta do uso do dispositivo móvel.
A preocupação reflete-se em outro número: 41% dos entrevistados dizem que o nível de segurança é prioridade número 1 para dispositivos do gênero, sendo que 40% consideram essa questão ao comprar um aparelho. Apesar disso, o comportamento segue arriscado: somente 24% dos entrevistados alteram periodicamente as configurações de segurança.
A pesquisa revela dados mais preocupantes com números específicos do Brasil, onde 94% das pessoas admitiram acesso não autorizado às redes corporativas. O país também mostrou um dos maiores índices de profissionais com uso híbrido (pessoal e profissional) de dispositivos móveis: 61%, atrás somente de China (75%) e Rússia (65%).

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/11/03/pesquisa-usuarios-de-mobilidade-tem-comportamento-arriscado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário